tumblr_m06g8ztaQC1qbwxizo1_500 (Custom)

10 filmes feministas para ver antes de morrer

1 – 10 coisas que eu odeio em você

“Eu acho que, nessa sociedade, ser homem e babaca faz de você relevante”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Katharine é um dos raros casos do cinema onde a protagonista é dotada mais por inteligência do que por atributos físicos. E o melhor: possui ideais (e gostos musicais) assumidamente feministas.

2 – O sorriso de Monalisa

“Não desrespeite esse aula só porque você é casada”

A professora Katharine Watson bate de frente com uma faculdade tradicionalista norte-americana ao expor às alunas que é possível ser independente e fazer escolhas que não sejam pautadas pelo casamento e serviços do lar.

3 – Histórias Cruzadas

“Ninguém nunca me perguntou como eu me sinto”

A personagem principal, Skeeter, além de lutar contra paradigmas paternalistas e a pressão da mãe para vê-la casada, também ajuda empregadas negras a conquistarem mais direitos numa América completamente racista.

4 – Juno

“Eu não sei exatamente que tipo de garota eu sou”

Juno é uma menina de 16 anos que engravida e precisa decidir se quer abortar o bebê, dá-lo para adoção ou criá-lo normalmente quando nascer. O fato deste longa mostrar que as mulheres têm sim o direito de escolha sobre o que fazer quando se engravida o torna completamente adepto à causa feminista.

5 – As horas

“Acho que vou comprar flores pra mim mesma”

Três personagens, três histórias de vida diferentes, mas uma coisa em comum: a insatisfação com o próprio destino e o desejo de tomar escolhas para mudá-la. E, acima de tudo, o filme retrata a cumplicidade e sororidade feminina.

6 – Pocahontas

“Você acha que as pessoas tem que pensar e agir da mesma maneira que você”

E desde quando filmes infantis não retratam personagens feministas? Pocahontas tá ai para provar que dá para ser princesa mesmo sem seguir os padrões estéticos tradicionais e paternalistas, e que você não precisa ficar com seu príncipe encantado para ter um “felizes para sempre”. Uma ótima influência para as pequenas – e pequenos também.

7 – Malévola

“(Eu já tive asas…) elas foram roubadas de mim”

Ainda no mundo dos contos de fada, a história da vilã surpreende ao explorar a força da união feminina e desmistifica a presença do sexo oposto em nossas vidas. E mais: a diretora do filme e protagonista Angelina Jolie afirmam que uma das cenas é metáfora sobre estupro, e que seu objetivo é passar uma mensagem de força e esperança para quem já sofreu algum tipo de abuso. E você ai achando que filmes Disney eram só princesas e finais felizes, né?

8 – Foxfire – Confissões de uma gangue de garotas

Imagem2

grrrl power

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O filme retrata basicamente o sonho de muitas feministas: a formação de uma gangue-girl-power que se vinga de toda a opressão e abusos sofridos por sua condição feminina.

9 – Histeria

BzZZzzz

Baseado em uma história verídica, o filme mostra como um médico e um inventor aficionado por tecnologia criam o objeto queridinho das mulheres: o vibrrrrador. Mas o mais atrativo da película é a personagem feminista Charlotte que, em plena Inglaterra vitoriana e paternalista, luta por mais direitos e cuidados para as mulheres.

 10 – Trilogia Millenium

“Se você me tocar de novo, eu te mato”

Inspirada nos livros de Stieg Larsson, a trilogia sueca tem como protagonista a jovem hacker Lisbeth Salander, que se vinga de maneira muito inteligente de criminosos neofascistas, misóginos e predadores sexuais.



Sobre

Ranzinza por natureza e procrastinadora por opção, é tão "8 ou 80" quanto seu signo de gêmeos lhe permite ser. A personalidade caótica a torna capaz de conciliar a carreira de assessora de imprensa com a alma de artista. Cheiradora de livros nas horas vagas e daydreamer full time. Ah, e feminista assumida!


'10 filmes feministas para ver antes de morrer' não tem nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar este post

Você gostaria de comentar?

Seu e-mail não será publicado.

© 2014 Madalenas. Todos os direitos reservados.